terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Laqueação


O acabamento tem a função de embelezar, mas principalmente proteger o objeto. O revestimento forma uma película que deve ser elástica e dura e estar completamente aderido, para ser inerte à ação de intempéries.
Existem vários tipos de acabamento: os tingimentos (dão a tonalidade), os seladores (forma a base necessária para a aplicação do verniz), os vernizes (dão o brilho e a sedosidade, além de proteger), a laca (efeito decorativo nas mais variadas cores), etc.
Mas, vocês já repararam que agora tudo é laqueado? Móveis, portas, rodapés, tudo laqueado.

Link: http://www.adresse.com.br/
Link: http://www.adresse.com.br/
Link: http://www.adresse.com.br/

Mas sempre fica aquela dúvida: qual a diferença entre laqueação e pintura normal?
Basicamente, laqueação é um tipo de pintura de fino acabamento feito com auxílio de uma pistola e um compressor de pintura, utilizando tintas a base de poliuretano ou laca. E a pintura normal é feita com auxílio de um rolinho e um pincel, utilizando tintas de esmalte sintético. Com todos os prós e contras, a laqueação tem um resultado superior à pintura normal, porém é mais caro.
Fiz uma pesquisa e vou explicar para vocês como funciona a laqueação.
A história diz que os artesãos europeus misturavam os vernizes com a secreção de um inseto chamado Laca, obtendo assim uma substância com a qual envernizavam os móveis.
Os processos mais modernos de laqueação funcionam para qualquer tipo de madeira (tanto as claras como as escuras), mas é no MDF e nas madeiras bem lisas que a laqueação funciona impecavelmente. Os resultados são objetos com a superfície lisa e homogênea, sem imperfeições, buracos ou poros. 

Link: http://www.euamobiscuit.com.br/restauracao/laqueacao.htm


Link: http://www.euamobiscuit.com.br/restauracao/laqueacao.htm
O primeiro passo é lixar a madeira e depois limpar, para retirar resquícios de pó. Em seguida, aplica-se massa para madeira e lixa-se novamente. Aplica-se agora um fundo de tinta (poliuretano ou automotiva), que funciona como um primer para receber a tinta laca. Depois da superfície está preparada, aplica-se com auxílio de um compressor ou de uma pistola a tinta laca. O número de camadas vai depender, mas não exagere, no máximo três camadas. O solvente para tinta laca não é o mesmo para a tinta fosca, na hora de comprar tem que olhar a especificação na lata.
Os principais tipos de laca são:
  -  Brilhante
  -  Fosco
  -  Acetinada
  -  Texturixada
  -  Semi-brilho

Será que agora dá para renovar os móveis de casa? :)

Um comentário:

  1. na lixaçao tem que trocar a lixa por lixa mais fina a cada termino para a superficie ir ficando mais lisa .Ex: lixa 320.....lixa 500...lixa 600.... lixa 1200....Teremos uma superficie otima para aplicaçao da cobertura final

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...